Misery - Stephen King


Um livro pra ser aterrorizante tem que envolver espíritos, demônios e temas sobrenaturais, correto?

Errado! O que poderia assustar mais do que a realidade nua e crua? O que pode ser mais perigoso que a mente humana? Depressão, obsessão, loucura. Misery é suspense psicótico, impactante, que nos faz refletir sobre até que ponto pode chegar a psicopatia e a insanidade de um fã. Um daqueles livros que te prende do começo ao fim.

A historia começa quando o Paul Sheldon, um famoso escritor, sofre um acidente de carro e é resgatado por Annie, sua "fã numero um". Desde o início Paul percebe que ela tem algo diferente, e não está querendo apenas cuidar de suas pernas destroçadas, mas sim o tornar um prisioneiro da mente doentia dela que aos poucos se revela. Após Annie ler o último livro de Paul sobre sua personagem favorita, Misery, e não ficar feliz com o final trágico da personagem, ela quer que Paul arrume uma maneira de trazer Misery de volta escrevendo um novo livro, "O Retorno De Misery". E Annie tem maneiras nada sutis de obrigar Paul a fazer o que ela quer.

Confesso que não esperava muito do livro e cheguei a pensar que não seria uma leitura que me cativaria. Ainda bem que King está ai sempre é pra me surpreender mesmo, não é?  No início ele parece ser um livro como qualquer outro, acho que, pelo fato de estar acostumada com King escrevendo sobre sobrenaturalidades, ele soava um pouco comum. No início. Ao desenrolar da história fui mergulhando junto com o Paul no seu terror em relação a Annie, na agonia e torturas que ele sofre. Com um enredo bastante dinâmico, King me prendeu com maestria, descrevendo absurdamente bem a loucura, os delírios, os surtos psicóticos e depressivos de Annie, e principalmente, a reação de Paul.

O autor brinca com os limites e horrores da natureza humana, com até mesmo uma boa dose de humor negro. Diria até que pode causar reações físicas no leitor. Praticamente impossível não sentir incômodo em alguns momentos, ou compartilhar dos sentimentos que passam pelo protagonista. 
Enfim, se não leu, leia!

"Eu não sei se Deus vai ajudar ou atrapalhar, mas sei de uma coisa: se você não der um jeito de ressuscitar Misery de um modo que Annie possa acreditar, ela vai matar você."

0 comentários