Wayne de Gotham - Tracy Hickman


Oi gente, tudo bem com vocês? Faz algumas semanas que li esse livro, e hoje vim compartilhar minha opinião sobre ele com vocês. Adquiri ele em uma "compra dupla" no Submarino, já que ele ficava mais barato em conjunto com outro livro e, como Batman é um dos meus heróis  favoritos, pensei que realmente deveria ler. Mas, quero deixar claro, não se trata de um livro apenas para os fãs de Batman: todos podem desfrutar desta leitura já que se trata de uma história independente.

Wayne de Gotham, escrito por Tracy Hickman, se trata sobre o passado da famosa família Wayne. Todos nós sabemos que a morte dos pais do Bruce foi o grande acontecimento que o levou à sua jornada para combater o crime, mas há muitos acontecimentos que o Cavaleiros das Trevas não sabe sobre o passado da própria família. E a busca pelo conhecimento desses acontecimentos pode lhe custar muito caro.

Um resumo sem spoilers: no início, tudo parece normal, como mais uma noite de combate ao crime para Batman, porém ao começar lidar com vilões “hipnotizados” agindo conforme fatos ligados ao passado de seus pais, Bruce se vê presa de um jogo feito para fazê-lo conhecer verdades sobre sua família que nem ele mesmo sonhava que poderiam existir. A cada movimento dos vilões, são deixadas pistas que o levam a investigação do desconhecido passado familiar. O livro alterna entre capítulos no passado vividos por Patrick Wayne (seu pai), e capítulos se passando no presente, com o Bruce. A medida que a história se avança, o passado vai se ligando ao presente, desvendando mistérios, com aquela pegada típica das histórias do herói.



Mesmo que em alguns momentos seja feita uma narração de sua rotina em relação aos acessórios utilizados e o modo como se comporta durante as cenas envolvendo os crimes, o conteúdo desta obra está focado justamente em explorar o lado mais sentimental e pessoal do super herói. Somos apresentados a um Batman que está sofrendo as consequências da idade: mais velho, mais recluso, desgastado fisicamente, um pouco reclamão.


Confesso que gostei muito da ligação entre os capítulos e de toda a obra em si. Meu problema com Wayne de Gotham foi com os momentos de descrições confusas de cenas de ação, e não fui a única ficar um pouco confusa e a pensar que esse roteiro seria melhor adaptável em um HQ. Mesmo assim, a leitura me prendeu bastante, principalmente pela possibilidade de conhecer mais sobre o homem que influenciou o grande Bruce Wayne. Podemos conhecer o verdadeiro Thomas Wayne, que muitos imaginam como um homem perfeito, mas é apresentado como um rapaz cheio de ideais, apaixonado e falho. Um homem que, mesmo desejando o melhor pro mundo, comete erros bem grandes. Além de ter um design lindo, também é um livro envolvente.

A possibilidade de descobrir o misterioso passado dos Wayne juntamente com Bruce, se envolver em várias jogadas com os famosos vilões de Gotham City e ver a outra face do Cavaleiro das Trevas. Foram essas possibilidades que este livro me apresentou, e espero que possa apresentar para vocês também. Boa leitura e até mais!

"Por trás de toda máscara existe um homem de verdade."

0 comentários